17ª Edição do Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa

| SUBMISSÕES ENCERRADAS |

Com o objetivo de difundir o seu acervo, o Arquivo Nacional promove bienalmente, desde 1991, um concurso de pesquisas, de âmbito nacional, que confere às/aos vencedoras/es o Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa. O prêmio possui temática livre e é aberto a pesquisadoras/es brasileiras/os e estrangeiras/os, de nível superior, que possuam trabalhos com base documentação arquivística custodiada no Arquivo Nacional, de forma parcial ou integral.

A seleção dos trabalhos é realizada por uma comissão julgadora composta por professoras/es doutoras/es com comprovada experiência em pesquisa e reconhecimento acadêmico em ciências humanas e áreas afins. A comissão avalia os trabalhos concorrentes tendo como critérios a contribuição da pesquisa para a divulgação das fontes do Arquivo Nacional, a relevância do trabalho, o ineditismo na abordagem do tema e a coerência no desenvolvimento e na organização do texto.

Nesta 17ª edição, a submissão das pesquisas foi feita com o auxílio do sistema Open Monograph Press

O prazo para incrição foi encerrado ontem, 15 de setembro.  O resultado do julgamento do concurso será publicado no Diário Oficial da União até 12 de dezembro de 2023.